COMO A BELA IDEIA DE UMA SOCIEDADE (VERDADEIRAMENTE) MODERNA ESTÁ MORRENDO

Anúncios

Há uma tendência sombria e perturbadora em ação no mundo, Índia. China. América. Grã-Bretanha e muitas outras que parecem agora querer existir como algo muito parecido com tribos supremacistas violentas e amarguradas, não como sociedades modernas, abertas, gentis e acolhedoras. A ideia de uma sociedade moderna parece estar morrendo. E, portanto, uma das grandes questões, a ideia de uma sociedade moderna vai sobreviver?

Uma sociedade genuinamente moderna parece um lugar caloroso, amigável, acolhedor e alegre e não uma distopia sombria, triste e cinza. Isso porque é aquele em que as pessoas estão realizando um tipo de trabalho genuinamente novo, difícil, improvável, mas extremamente bonito: autoexpansão, realização, crescimento, desenvolvimento. Eles estão se tornando melhores – constantemente (e sempre falhando, e rindo disso também). É por isso que uma sociedade moderna é um lugar de “liberalismo” no verdadeiro sentido, e não o estreito sentido político. Está aberto a novas pessoas, ideias, bens, produtos, serviços. É um lugar de “progresso” – novamente, no verdadeiro sentido, não no sentido político estreito. E uma sociedade moderna é “democrática” – de novo, no verdadeiro sentido, não político: não pertence a nenhuma tribo ou grupo, mas a todos, porque as pessoas primeiro consentem em coexistir como iguais.

Anúncios

Tudo isso nos torna genuinamente livres. Livres para desenvolver nossas faculdades superiores, empatia, verdade, beleza, sabedoria e desafio para finalmente nos tornarmos pessoas de maturidade e graça: capazes de ver, manter e reconhecer nós mesmos nos outros e os outros em nós mesmos. O papel da sociedade é apoiar e nutrir-nos nesse difícil empreendimento. 

E se a ideia de uma sociedade verdadeiramente moderna estiver morrendo? Uma sociedade como um lugar aberto, secular, pacífico, alegre, caloroso, generoso, que perdoa

– Uma sociedade é um pedaço de terra que só “realmente” pertence a uma determinada tribo. Outros são tolerados – mas apenas como castas inferiores, como os judeus durante a idade média.

– Uma sociedade é um grupo de pessoas que resolve suas diferenças por meio da agressão e da hostilidade. O grupo mais violento vence – por meio de ameaças, intimidação e medo. A “democracia” existe como uma espécie de teatro – uma arena em que o grupo dominante ostenta e abusa de seu poder.

Anúncios

– Uma sociedade é um lugar fechado. Para novas pessoas, ideias, produtos, serviços, bens. Eles não são bem-vindos. Eles não pertencem. Eles ameaçam o domínio do grupo interno.

É assim que a modernidade morre. Quando a ideia da sociedade vai de mãos abertas, pluralistas, liberais e abertas a punhos autoritários, fechados e cerrados, tremendo de raiva, levantada para todos os outros, o futuro e a história. Esta é uma era de regressão. E uma das muitas coisas que estão morrendo é nossa ideia do que uma sociedade deveria ser. Isso não é apenas loucura. É algo mais parecido com uma tragédia também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: